Emagrecer Caminhando

É possível emagrecer caminhando? A luta pelo peso ideal é uma tarefa constante na vida do ser humano. A alimentação balanceada somada a prática de exercícios físicos deve ser uma constante durante todo o dia. Para quem está iniciando o processo de emagrecimento a caminhada é a atividade mais recomendada. Veja neste artigo como é possível emagrecer caminhando.

Especialistas indicam a caminhada como um ótimo exercício para perda dos quilinhos a mais por ser uma atividade que trabalha todos os grupos musculares. Além destes benefícios, caminhar auxilia na respiração, nos batimentos cardíacos e circulação sanguínea.

Esse hábito saudável ajuda no controle de doenças como a diabetes e colesterol além de prevenir doenças nos ossos como osteoporose, fortificando os ossos. Para o organismo como um todo a caminhada é um exercício maravilhoso já que também alivia o estresse do dia a dia por conta da liberação de hormônios da satisfação, combatendo a depressão, por exemplo.

Emagrecer Caminhando no Parque

Caminhar no parque uma ótima opção

A caminhada também é uma atividade versátil já que pode ser feita de inúmeras maneiras, ou seja, no calçadão de uma praia, na areia da praia, em volta do parque, no quintal da casa e até mesmo trocar o transporte para ir caminhando para o trabalho, escola ou qualquer outro lugar.

Emagrecer Caminhando na Praia

Caminhar na praia, outra ótima opção

Dicas para Emagrecer Caminhando

O maravilhoso é caminhar todos os dias, caminhando pelo menos 3 vezes na semana, os benefícios já podem ser alcançados e os quilinhos indesejáveis vão sumindo do corpo, que toma novas formas e ganha muita saúde. Uma hora de caminhada queima cerca de 500 calorias.

Vale lembrar que para a caminhada ser funcional e emagrecer uma série de medidas devem ser respeitadas, como usar uma roupa leve e que facilite a transpiração, beber água antes, durante e depois da caminhada, utilizar um tênis especifico para o biótipo do corpo e com solado adequado para caminhada, protetor solar caso a caminhada ocorra de dia e proteção como boné, para não pegar muito sol na cabeça e ocasionar queda ou aumento de pressão. Depois, é só caminhar muito e dar adeus aos quilinhos. Viu como é fácil emagrecer caminhando? Comece hoje mesmo!


15 Responses to “Emagrecer Caminhando”

  1. EDJANE disse:

    Estou com 73 kg e quero perder pelos menos 10kg, como proceder?

    • Paula Leiko disse:

      Olá Edjane,

      A Caminhada é uma excelente forma de começar a perder peso de forma saudável, mas antes de começar a fazer qualquer exercício é recomendado visitar um médico. Você pode começar caminhando uns 30 minutos por dia em seu bairro mesmo, a caminhada não deve ser em ritmo de passeio e sim em um ritmo maior, no entanto não abuse, ou seja, não adianta querer começar em um ritmo muito forte.

      Efetue caminhada por uns 15 dias e após este período poderá começar a intercalar alguns minutos de caminhada + um pouco de corrida, exemplo: 5 minutos de caminhada + 1 minuto de corrida em ritmo leve, depois volta a caminhar e assim em diante.

      É importante lembrar que caminhar ajuda muito no emagrecimento pois queima as calorias, porém também é preciso mudar os hábitos de alimentação e ingerir menos calorias, existem alguns outros artigos aqui no site que podem te ajudar nesta questão.

  2. Ana Celia disse:

    Queria saber se a caminhada feita em simulador de caminhada tb emagrece e quanto tempo deve ser feito.

    • Paula Leiko disse:

      Olá Ana,

      Aqui vale a mesma resposta dada ao Maurício sobre esteira, ou seja, o simulador funciona e ajuda, porém não é tão prazeroso como caminhar ao ar livre, porém é uma boa opção para dias frios ou de chuva

  3. mauricio disse:

    A caminhada na esteira tem o mesmo benefício?, pois não comentaram nada sobre esteira.

    • Paula Leiko disse:

      Olá Maurício,

      Caminhar na esteira também funciona e ajuda, porém costuma ser mais “monótono” e com isso muitas pessoas até começam a caminhar na esteira mas acabam não indo em frente. Caminhar ao ar livre é muito mais prazeroso e isso ajuda a criar a rotina e hábito de caminhada, mas nada impede de usar a esteira principalmente em dias de chuva ou dias frios..

  4. virginia disse:

    Quero emagrecer 30kg como devo fazer

  5. SILVANA BATISTA disse:

    a caminhada faz um efeito maravilhoso perdie 4kg em tres meses de caminhada e melhorou demais minha alta estima……

  6. Paulo Moreno disse:

    Estou com 86k e tenho 1,75m, preciso emagrecer para fazer uma cirurgia de hérnia umbilical. o cirurgião falou 13k, mas apesar de caminhar e ter reduzido a alimentação não consigo perder peso, sem contar a ansiedade. O que fazer?

    • Daniel disse:

      Olá Paulo,

      Mesmo comendo menos, para emagrecer você precisa comer menos calorias do que o que seu corpo precisa no dia. Digamos que seu corpo precise de 2500 calorias dia, para emagrecer você teria que passar a ingerir 2300 calorias dia por exemplo. Além disso a caminhada não pode ser em ritmo de passeio, você deve impor um ritmo bom para que realmente funcione, também é preciso caminhar no mínimo 20 minutos sem interrupções ou paradas. No seu caso o ideal além da caminhada é se consultar com um nutricionista para ver a questão da alimentação.

  7. Mauro disse:

    Descer escadas tem o mesmo efeito que caminhar? E subir escadas? Moro em prédio, e passei a não utilizar o elevador apenas para descer as escadas, pois é a única oportunidade no dia que tenho de fazer algo diferente do sedentarismo… É válida a atividade?

    • Daniel disse:

      Olá Mauro,

      Sim, com certeza ajuda. Qualquer iniciativa é válida até mesmo pequenos hábitos saudáveis como este seu com certeza geram benefícios e ajudam no emagrecimento. Outra coisa que você pode fazer é quem sabe caminhar mais nas atividades rotineiras do dia a dia como ir a padaria, mercadinho, etc.

  8. Wanuza Azevedo disse:

    muito interessante,visto que pequenos hábitos como este geram benefícios a nossa saude.

  9. Doreline disse:

    Oi,bom dia!
    Ano passado comecei uma reeducação alimentar por conta própria,estava acima do peso,estava com 90 quilos em 1,55,emagreci 15 quilos,ja esta com 6 meses que estou com 75 quilos,fica variando entre 75 ,74,nao estou mais perdendo peso,mas tbm nao estou mais ganhado.rsrs,queria perder mais uns 6 quilos,estou ainda acima do peso!faço caminhado na praia.

    • Daniel disse:

      Olá Doreline,

      Quando chega neste nível é preciso intensificar o ritmo da caminhada e se possível iniciar corrida para queimar gordura mais rápido

Faça um comentário